Usos e Fontes
Um projeto de Usos e Fontes tem como um dos seus objetivos a identificação, e mapeamento, da origem dos recursos que ingressaram na entidade em um intervalo de tempo, e identificar os usos (aplicações) desses recursos. No projeto de Usos e Fontes analisamos exclusivamente os efeitos das transações “caixa”, não sendo parte de um projeto dessa natureza, o estudo e análise dos efeitos das transações que não tiveram impacto no caixa da empresa analisada. Desta forma o projeto de Usos e Fontes auxilia a administração da companhia a obter entendimento a respeito da identificação das origens dos recursos aportados ou captados pelas empresas, inclusive as transações intercompany (mútuos e pagamentos cruzados de despesas), e da aplicação desses recursos, através da identificação da natureza das transações e desembolsos.
Análises de Usos e Fontes geralmente fazem parte de projetos de investigação sobre a existência de fraudes em períodos específicos, e também são solicitados frequentemente em eventos de mudança da equipe de gestão, para entendimento de como as transações dos fluxos de caixa ocorreram em períodos específicos.
Projetos de Usos e Fontes não devem ser confundidos com uma auditoria, executada em conformidade com as normas de auditoria aplicáveis no Brasil, que resultaria em uma opinião do auditor sobre a adequação das demonstrações financeiras. Entretanto, o escopo de um Projeto de Usos e Fontes é aderente à norma NBC TSC 4400, emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade, que é específica para trabalhos de procedimentos previamente acordados.
De acordo com a NBC TSC 4400 o auditor independente deve se limitar a emitir um relatório com suas constatações decorrentes da aplicação de procedimentos previamente acordados, e não é fornecida nenhuma asseguração, seja na forma positiva (opinião) ou na forma negativa (conclusão de que nada chegou a seu conhecimento, ou ainda, de que não tem conhecimento de qualquer modificação relevante, nos termos em que conclui para os trabalhos de revisão limitada). Em vez disso, os usuários do relatório avaliam por si próprios os procedimentos e a descrição factual das constatações do auditor independente, tirando suas próprias conclusões sobre o trabalho relatado pelo mesmo.
Como a UHY Bendoraytes pode te ajudar
A UHY Bendoraytes possui uma equipe especializada em consultores e auditores, e pode auxiliar a sua empresa na análise de Usos e Fontes.