COSTUMA-SE DIZER QUE OS DADOS SÃO O “NOVO PETRÓLEO” QUE IMPULSIONA OS NEGÓCIOS MODERNOS. MAS EXTRAIR, ARMAZENAR E CRIAR VALOR A PARTIR DELE REQUER CONHECIMENTO ESPECIALIZADO.
Os dados estão em toda parte. Está no clique de um link em seu site corporativo, até o flash da câmera do seu telefone. Os dados são produzidos por tudo fazemos no mundo digital.
Criamos tantos dados que simplesmente armazená-lo está se tornando um desafio. No momento, armazenamento de dados os centros são responsáveis por 2% dos todas as emissões globais de carbono.
Mas enquanto a produção de dados em tais quantidades têm seus pontos negativos,
também apresenta uma enorme oportunidade para organizações de todos os tamanhos e de quase todos os setores. Na verdade, tão valiosos são esses montanhas de dados que em 2017 “O Economista” publicou um artigo que classificou os dados à frente do petróleo como o recurso mais valioso que possuímos.
OS DADOS SÃO O NOVO PETRÓLEO?
A ideia de que os dados são o novo petróleo não é novo, e nem tão estranho como pode parecer à primeira vista.
“Podemos fazer uma comparação simples”, diz Tiago Ruela, sócio de TI da firma-membro Brasileira UHY Bendoraytes & Cia. “Assim como o petróleo foi a força motriz por trás do “boom” econômico e a inovação durante a Revolução Industrial, dados tornou-se um recurso crítico impulsionador para o crescimento e inovação na era digital”.
Por mais estranho que possa parecer, óleo e os dados compartilham uma série de características. Ambos exigem processamento para criar valor. Ambos requerem investimentos significativos para fonte e extrato. E ambos têm o potencial para transformar indústrias inteiras.
Talvez o mais fundamental, são que as decisões apoiadas por dados são mais prováveis para serem as certas. Análise de dados pode identificar as tendências e padrões em enormes volumes de dados que podem ser customizadas de acordo com a preferências do cliente, um potencial problema da cadeia de suprimentos ou áreas de ineficiência e desperdício, por exemplo.
“Com dados valiosos disponíveis para análise corporativa, as empresas podem identificar novas oportunidades de vendas, otimizar sua cadeia de suprimentos, e melhorar a satisfação do cliente personalizando produtos e serviços de acordo com o cliente preferência”, diz Tiago.
PRIVACIDADE E SEGURANÇA
Além de tudo isso, há desafios em torno da privacidade e segurança.
O fato inevitável é que, à medida que as organizações coletam e armazenam dados mais valiosos, essas informações se tornam cada vez mais atraentes para hackers e cibercriminosos. As informações de pagamentos de clientes são apenas um exemplo de muitas!
Os dados pessoais precisam ser armazenados e usados de forma que esteja em conformidade com a lei de proteção de dados internacional, como a GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados) na Europa e CCPA (Califórnia Consumer Privacy Act de 2018) nos EUA e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados de 2018) no Brasil.
“As empresas devem tomar as medidas cabíveis. medidas para proteger a privacidade e segurança de seus dados”, diz Norman Comstock, diretor da firma-membro norte-americana UHY Consulting, Inc. “Isso pode envolver o cumprimento de regulamentos além de implementar medidas de segurança para evitar violações de dados”.
Um nível básico de segurança precisa ser no lugar, recebendo criptografia, acesso controle, controle e treinamento de funcionários. “As empresas devem ter um Estratégia de backup e recuperação implementada para garantir que eles possam recuperar seus dados em caso de ciberataque ou perda de dados”, diz Norman.
A AJUDA ESTÁ DISPONÍVEL COM DADOS
Tudo isso pode parecer complexo e demorado, mas o gerenciamento de dados não é algo que a maioria das empresas pode ignorar. Muitas empresas com pontos de contato digitais estarão coletando e armazenando dados de qualquer maneira, portanto, obter valor dessas informações é um próximo passo natural. Se os dados são o novo óleo e você os tem de qualquer maneira, por que não usá-lo a seu favor?
Nisso, os serviços profissionais podem ajudar.”Eles fornecem orientação especializada sobre gestão de dados, governança e segurança, além de auxiliar na construção de uma cultura data-driven”, diz Tiago.
“Além disso, eles podem ajudar as empresas a cumprir as leis de proteção de dados, fornecendo orientações sobre privacidade, regulamentos e implementação de medidas seguras de proteção de dados”.
“A UHY pode ajudar as empresas a desenvolver um estratégia de dados abrangente que se alinha com suas metas e objetivos de negócios”, diz Norman. “Isso pode envolver a avaliação suas capacidades de dados atuais, identificando áreas de melhoria e desenvolvimento de um roteiro para transformação orientada por dados.”
Profissionais especialistas na área estará em alta demanda, porque os dados estão se tornando uma ferramenta de negócio crucial . Da governança e integração de dados à análise e insight, ajudando as organizações usar volumes cada vez maiores de dados é um serviço preparado para o futuro com enorme potencial.